PORQUE MORREM MERGULHADORES…

Comentários (4) |

PORQUE MORRE MERGULHADORES AMADORES…

Já, em diversas ocasiões me manifestei sobre este tema, e por diversas vezes recebi algumas criticas por “pegar pesado”, ou coisas do gênero.Claro que, para nós que investimos no mercado de mergulho, em turismo, vendas, e ensino, seria muito confortável divulgarmos somente as maravilhas do esporte, assim como seus efeitos benéficos a saúde física, mental e sexual, agregando as diversas formas possíveis de adaptação às pessoas limitadas (portadores de deficiência física, idosos, obesos, crianças, cegos, surdos e mudos etc.)

Temos tido nos últimos tempos, proporcional a demanda do crescimento da atividade, acidentes de diversos tipos, entre os quais comprometedores, com seqüelas, ou até mesmo fatais.

Faço críticas a isto, pois venho de um tempo em que tínhamos tantas informações didáticas do conceito hiperbárico, e das alterações física e fisiológica do mergulho, e muito pouca condição em termos de equipamentos utilizados na época. Nosso conceito sempre foi segurança, e prática, até atingir o que chamávamos de “espírito de mergulhão”. Era o ponto alto da capacitação de um trabalhador scuba.

Hoje, tudo se inverteu: Equipamentos são as estrelas da atividade. O glamour dos equipamentos de hoje, nem si quer compara com as precárias condições que mergulhávamos há 25 anos atrás. O que fazia a diferença era a responsabilidade do profissional que ensinava mergulho. Tínhamos até um famoso “texte de pânico”, ou de mergulho em condições extremas, juntamente com avaliação teórica e prático, em qualquer das fazes do curso, iniciante ou avançado. Tínhamos um profundo respeito pelo mar, e considerávamos com responsabilidade as armadilhas do esporte. Eram pouquíssimos os acidentes no mergulho amador.

Então, o que esta acontecendo hoje no mercado de mergulho recreacional, com tantos acidentes?

Eu vejo isso não de uma maneira crítica, mas com um diferencial de alerta, pois não creio em acidentes. Acho que acidentes não existem.

Assim sendo, desconsideramos também possibilidade de falha em equipamentos, uma vez que chegamos quase à perfeição dos equipamentos dos nossos sonhos há 30 anos atrás.

O crescimento da atividade como esporte, desencadeou uma miscelânea de formação de instrutores, ou pseudo instrutores que invadiram o mercado, e com precárias informações, sobre os riscos efetivos e deletérios do ato de “imergir e emergir”.

Falando assim é simples, se não tivéssemos que compor adaptações, com graus diversos de aquacidade, e isto não se aprende da noite para o dia. Para sair um instrutor qualificado na TCSCUBA, só depois de ter percorrido os três estágios de cursos, com cargas horárias diferenciadas, e depois disso, um estágio de pelo menos três anos, acompanhando nossos alunos com instrutores, em diversos tipos de mergulhos recreacional e técnico, incluindo conceitos de emergências, resgate e acidentes de mergulho. Digo sempre que ser mergulhador todos podem… Ser instrutor de mergulho, pouquíssimos podem. Instrutor é aquele homem que é profissional por excelência em ensinar mergulho, priorizando segurança e valorizando a vida, e sabendo como se antecipar a situações de possíveis riscos.

O instrutor não é um mergulhador que vai curtir o prazer do esporte, e sim, ensinar o que seu aluno precisa aprender, para sua qualificação segura. O instrutor não precisa de platéia, para sua auto-afirmação. Vai ensinar o simples, e seguramente o correto. Não é o charme da roupinha linda, dos lindos olhos azuis, do brinquinho na orelha, ou do belo corpo de Apolo tatuado, que se pode eleger um instrutor de mergulho e sim por um cognitivo muito mais simples que se pode perceber com apenas 5 minutos de conversa.” “Conhecimento”… e isto vem com o tempo… tempo na atividade.

Antonio Carlos MD Santos:

Instrutor:CMAS 0009 I3./CREFI:060443SP

 

4 Comentários para PORQUE MORREM MERGULHADORES…

  1. thales barizon disse:

    Primeiramente parabens pelas suas colocações “Santos”.

    A auto confiança em excesso, que as pessoas tem, é o fator chave para o possível fracasso.

    Temos que respeitar nossos limites, no mergulho não pode ter “achismos”, apenas certezas. Quando vamos mergulhar fazemos todo um planejamento, justamente para não ocorrer falhas, e minimizar essas falhas ao máximo.

    Hoje com o mundo tão capitalista, surge diversas operadoras e credenciadoras no mercado, visando a expansão de suas redes e focando em expansão a qualquer preço. Nos deparamos pelo mundo a fora com cursos de mergulho autônomo com 1 final de semana de curso, onde eles passam somente o conhecimento básico do mergulho e levam as pessoas para mergulhar e ainda as certificam. Ninguém aprende a dirigir um carro em um final de semana, você pode ter uma noção de direção porém se sair pegando o carro sozinho ira ser arriscado., é a mesma coisa o mergulho devido a certas operadoras de mergulho venderem o curso de mergulho sem preparar o aluno para todas situações possíveis que ele possa vir a se deparar. Não concordo com cursos de 1 final de semana e certificar um aluno. O mar não é como piscininha de 1.40 de profundidade não meus amigos…. No mar não tem bordinha de piscina para segurar, e não existe aguas paradinhas e mornas…. No mar o bicho pega.

    Rezo por todos meus alunos, e mergulhadores amigos para que sempre netuno os acompanhe e os proteja nas expedições.

    Mas afirmo de peito cheio que Minha escola desde 1987, nunca tivemos um acidente com nossos mergulhadores ,agora sabem porque?

    Porque não ministramos cursos de 1 final de semana.
    Porque não passamos o aluno ,se ele não for bem na prova.
    Porque nosso instrutores são preparados e condicionados.
    Porque o nosso curso é puxado.
    Porque nossa credenciadora é exigente.

    PORQUE SOMOS COM HONRA CMAS

    THALES BARIZON- ESCOLA E OPERADORA TUBARÕES DOS SETE MARES- MOGI DAS CRUZES- SP .

    • TC disse:

      É ISSO MEU AMIGO.
      SEGURANÇA EXTREMA NUNCA MATOU NINGUÉM. MAS O QUE VEMOS POR AI, SÃO INSTRUTORES LOBISTAS, SEM NENHUM EMBASAMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO,SE INTITULANDO INSTRUTOR DE MERGULHO, E O RESULTADO TEM SIDO CATASTRÓFICO, COMO TEMOS ACOMPANHA NA MÍDIA. SOU DOS INSTRUTORES VETERANOS QUE NÃO ACREDITA EM ACIDENTES. SE OCORREU ALGUMA FATALIDADE, CERTAMENTE TEVE CULPADOS, TEVE ERROS, OU DISPLICENCIA, OU A FAMIGERADA BUSCA POR LUCRO FÁCIL E GANANCIA. VAMOS COMBATER ISSO E CONTE CONOSCO.
      ANTONIO D.M. SANTOS- FISILOGISTA 060443 SP

    • TC disse:

      Estamos a disposição. Adicione a gente em seu facebook ( TCSCUBA MERGULHOS) é um portal exclusivo para mergulhadores. abraços.

    • TC disse:

      Sim Thales… A idéia é oferecer um curso de mergulho que seja seguro, que contenha material didático necessário,instrutores qualificados de verdade, com a qualificação de anos de prática… Instrutor de mergulho sério, é aquele que não precisa de platéia pra ficar mostrando aos alunos suas aventuras,seu estrelismo… nós da ordem dos veteranos da CMAS, pregamos sempre isso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>